sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dublin - Por Paula Menão


A gelada e linda Dublin,

Vim para a Ilha da Esmeralda – Irlanda, para fazer intercambio, estou aqui há oito meses e não me canso de me apaixonar por cada detalhe! Essa cidade é linda demais. Ela respira musica e é muito comum você andar pelas ruas e ver pessoas tocando algum instrumento ou cantando. Bono Vox, vocalista do U2 é daqui de Dublin, e dizem que ele começou sua carreira cantando nas ruas geladas daqui...  Quem vier pra cá precisa trazer roupa de frio, em qualquer época do ano, pois venta demais e no frio se prepara e traz muito mais, rsrsrs. Ainda não peguei o inverno, confesso que estou com um pouco de medo.
Mas aqui vou falar de alguns pontos da cidade.

Spire:

Ponto de encontro de todos e lugar mais alto e central da cidade, como ele fica bem no centro as pessoas costumam ir pra lá!

 

 Tem uma faculdade muito conhecida aqui e recebe turista todos os dias. Essa Universidade foi fundada em 1592 pela Rainha Isabel I do Reino Unido, antigamente era um antigo mosteiro. É a universidade mais antiga da Irlanda. Quem se forma nessa instituição educacional tem muito prestigio. Dentro da Universidade tem a biblioteca com maior número de livros existentes na Irlanda, existem 4,5 milhões de livro, lá foi filmada uma cena do Harry Porter...

 Como em toda a Europa, aqui existe muitas igrejas e templos. As mais famosas são:

St. Patrick’s:

Fundada em 1191 e tem um jardim maravilhoso, sendo uma parte só com Tulipas.
 

ChristChurch que foi fundada em 1028, ambas são maravilhosas e tem histórias lindas. 

 
Grafton Street:
Foi eleita pela Forbs, como a oitava rua mais cara do mundo. Tem todas as marcas que imaginar!!!! Louis Vitton, Prada, Chanel, Swarovski, MAC, etc...
 


A Europa é conhecida pelos seus parques e em Dublin não é diferente.

O maior parque da Europa está aqui.

Phoenix Park:
 
Com 700 hectares (7 milhões de metros quadrados). Ficam espalhados mais de 300 cervos, eles vivem soltos, é mais comum vê-los durante a noite, uma vez q o parque fica aberto 24 horas.
Lá fica o zoológico da cidade que é magnífico, tem girafa, elefante, leão, urso, rinoceronte, hipopótamo, tigre, gorila, entre outros animais.
 
No Phoenix parque também fica a residência oficial do Presidente.
Como aqui em Dublin o sol é uma raridade e não é todo dia que ele aparece, quando tem um dia ensolarado principalmente nos finais de semana, as pessoas se reúnem nos parques, o Phoenix é um dos principais, normalmente frequentado também por corredores, pessoas passeando com seus cachorros, família, praticantes de cricket, futebol e Hurling (esporte típico Irlandes).

O ponto de referência é o obelisco Wellington Monument, que mostra as vitórias do Duque de Wellington, alias é o maior obelisco da Europa com 62 metros de altura.
 



Stephens Green:

Outro parque Famoso por aqui, mesmo não tendo tantos atrativos como o Phoenix parque é o meu preferido. É um lugar especial! Acho que o charme das flores e principalmente as tulipas que dão esse encanto. Fica localizado bem no centro da cidade.


 Leprechaum:

Figura mitológica do folclore da Irlanda é apresentado como um diminuto homenzinho, eles creem na figura, como sendo conhecedores da localização de vários tesouros escondidos. Você precisa capturar um Leprechaum e não perdê-lo nunca de vista. Caso contrário, ele desaparece no ar. Acredita-se que eles também tenham uma moeda de prata mágica, que volta a sua bolsa, depois de ser gasta.
 

Os leprechaums são descritos como sempre alegres e vestidos à maneira antiga, com roupas verdes, um barrete vermelho ou um estranho chapéu de três pontas, avental de couro e sapatos com fivelas.


 
Temple Bar,

Uma rua no centro de Dublin, onde se concentra vários Pubs, mas vários mesmo!! Essa é uma das poucas ruas que ainda conservam o estilo antigo da cidade, depois das 6 da tarde, as pessoas costumam a se encontrar aqui para “bebemorar” qualquer coisa, se bem que aqui não precisa ter motivos para beber, rsrsrsr. Dublin respira musica, e todos os dias tem alguém cantando e tocando nas ruas, é contagiante e impossível você não parar e curtir. 


Liffey River,

É um rio que divide a cidade ao meio, e aqui os bairros são divididos em impares e pares. Do lado esquerdo do rio é o lado par tem o Dublin 2, Dublin 4, Dublin 6 e assim por diante e no direito tem Dublin 1, Dublin 3...

 

Bom, acho que é isso. Quem estiver se programando para viajar pela Europa, tem que incluir Dublin nesse roteiro, em 3 ou 4 dias consegue ver tudo.
É uma cidade uma charmosa e os Irish (irlandeses) são extremamente ótimos anfitriões, eles adoram receber turistas!!!
Não esqueça do Temple Bar, pois é um ótimo lugar para se confraternizar. Lóóóóógico que com uma Pint de Guinnes em mãos.

Espero que ajude quem quiser conhecer Dublin. Enjoy!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário